Horário brasileiro de verão termina neste domingo dia 18 de fevereiro
Horário brasileiro de verão termina: Por que ele existe?
O horário de verão entrou em vigor no dia 15 de outubro de 2017 e hoje completa 04 meses de duração.
Em 2017 o governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão, pois um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou que o programa já não é mais tão efetivo quanto antes. O estudo mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.
Horário brasileiro de verão termina: Quando?
Para alívio de alguns, termina neste fim de semana, 18 de fevereiro de 2018, o Horário de Verão Brasileiro.
Horário brasileiro de verão termina: Onde?
Termina em 10 Estados do país:
- Distrito Federal
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Horário brasileiro de verão termina: Atrasar 1 hora
À meia-noite de domingo, os relógios devem ser atrasados em 1 hora. Tradição no Brasil, o Horário de Verão existe desde 1985.
Horário brasileiro de verão termina: Como as pessoas reagem?
Muito questionado por parte da população, por incomodar quem tem uma rotina de acordar muito cedo para trabalhar ou estudar, o governo federal ainda usa a manobra do horário de verão devido ao sobrecarregamento do sistema elétrico. Atualmente, mesmo com os dias mais longos, o uso de energia elétrica durante o período chega perto da neutralidade. Além disso, alguns setores econômicos, como o de varejo e de esporte, se beneficiam economicamente com um período prolongado de luz natural.
Horário brasileiro de verão termina: O que fazer?
Após o fim do horário de verão, os fusos horários do Brasil voltam a normalidade, com o leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia com 1 hora de atraso em relação a Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam 2 horas atrás.