Quando o assunto é água!

Quando o assunto é água!

Quando o assunto é água! Vazão nas Cataratas do Iguaçu tem menor volume do ano

As Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, tiveram hoje (terça, 28) a menor vazão do ano. De acordo com o Operador Nacional do Sistema, entre as sete e oito horas da manhã desta terça-feira foram registrados 205 mil litros de água por segundo. A média, em dias normais, é de um milhão e meio de litros por segundo.

Quando o assunto é água!

Apesar de ser baixo, esse volume ainda fica bem acima do que foi registrado em 1944, de 126 mil litros por segundo, o menor da história. Na época, o motivo da queda foi a estiagem.

Quando o assunto é água!

No dia 20 de outubro, a vazão chegou a 274 mil litros por segundo, menos de um quinto da média. Dois dias depois, no entanto, o índice já tinha subido para um milhão 380 mil litros por segundo.

Conforme a Copel, os registros desta terça estão dentro do normal, já que nos fins de semana a produção de energia cai porque o consumo é menor. Ainda segundo a companhia, as comportas das usinas ao longo do Rio Iguaçu foram abertas ontem (segunda, 27) e a previsão é de que o volume de água volte a subir ao longo do dia de hoje.

Fonte: 28/10/2014 por BandNews FM Curitiba

Deixe uma resposta