Paraná: Avisos de Compras Públicas e Licitações

Paraná publica avisos de compras públicas e licitações em rede social
Fonte: PiniWeb | Maria Emilia Staczuk | 26/Maio/2014
Lançada em fevereiro, a plataforma gratuita conta com quase 400 membros, entre prefeituras e prestadores de serviços

O Paraná está entre os três Estados brasileiros – junto com Santa Catarina e Mato Grosso – que já usam o Sistema UNI, rede social de cidades digitais, para publicar avisos de compras e licitações das prefeituras. Além da interação entre órgãos públicos e empresas prestadoras de serviços, a plataforma on-line também permite que as administrações municipais compartilhem seus projetos, ações e experiências na área da Tecnologia da Informação. Lançada em fevereiro, a rede social tem cerca de 400 membros, sendo que 30 deles são prefeituras.

Segundo o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), responsável pelo Sistema UNI, José Marinho, a plataforma apresenta benefícios tanto para as prefeituras, quanto para as empresas. A divulgação das informações de compras municipais promove economia aos cofres públicos, pois amplia a concorrência, o que se traduz em preços menores e qualidade maior. Para as empresas prestadoras de serviços, é uma ferramenta de informação sobre os processos licitatórios em curso o que possibilita ampliar a participação de mercado.

O cadastro, gratuito, é a porta de entrada para a rede social. O acesso ao sistema se dá por meio de login e senha, recebidos por e-mail, após a confirmação dos dados do perfil. Com a liberação, é possível consultar informações sobre prestadores de serviços e prefeituras, mandar e-mail para os demais perfis cadastrados no sistema, visualizar comentários do Facebook e comentar nos perfis, além de acessar um mapa com mais de 500 localidades do país em que há políticas públicas voltadas à inclusão digital.

Perfis

O usuário poderá administrar uma página de cidade, utilizando o Cadastro de Município, ou de uma empresa/instituição, se for do ramo de serviços. O primeiro é direcionado a servidores públicos, como secretários de tecnologia, profissionais de Tecnologia da Informação (TI), servidores da área de planejamento urbano, administração e desenvolvimento tecnológico. Além de gerenciar a página de seu município no sistema, ele pode cadastrar toda a infraestrutura digital da sua cidade.

O Cadastro de Prestador de Serviços destina-se a empresas, organizações ou instituições que desenvolvem infraestrutura, produtos ou serviços para a cidades digitais. Nesse caso, o usuário pode divulgar as informações sobre as atividades desempenhadas por meio de seu perfil. Clique aqui e acesse o Sistema UNI.

Deixe uma resposta