O “Dia Mundial da Usabilidade” em Curitiba

Curitiba estará sediando uma das 98 ações do Dia Mundial da Usabilidade.

Produtos auto explicativos, cidades inteligentes e sistemas que podem ser utilizados intuitivamente: sim, existem profissionais especializados em tornar estes desejos do homem moderno em realidade, são os especialistas em Usabilidade. Mas afinal, o que é a Usabilidade? Quando um produto é fácil de ser usado, significa que ele apresenta uma boa usabilidade. E quanto melhor for esta interação, mais rápido, prazeroso e intuitivo será o uso, diminuindo dificuldades de entendimento sobre o produto, necessidade de consulta a manuais de instrução e promovendo ainda a fortificação da fidelidade à marca. Portanto, entende-se que a Usabilidade é a facilidade de usar qualquer sistema, seja um eletrodoméstico, um aplicativo de celular, um sistema de transporte público ou um caixa de autoatendimento, entre muitos outros.

Especialistas da área da Usabilidade se reúnem anualmente para debater temas da área e sensibilizar demais profissionais sobre o que é a usabilidade e qual a sua importância em nossos cotidianos. Este evento é promovido pela Associação de Profissionais de Experiência do Usuário (UXPA), que busca unir comunidades de profissionais da indústria, educação, governo e cidadãos em um único dia para um objetivo em comum: assegurar que os serviços e produtos sejam cada vez mais acessíveis e fáceis de serem usados.

Curitiba sediará uma das 98 ações do Dia Mundial da Usabilidade, realizada pela UXPA Curitiba, Institutos Lactec e Interfácil, trazendo à tona a discussão das relações entre Usabilidade e a Cidade, levantando temáticas como Cidades Inteligentes, Acessibilidade e Facilidade de Uso de Sistemas Urbanos. O evento ocorrerá no dia 13 de novembro, acontecendo simultaneamente em 35 países, e trará como atrativo principal uma mesa redonda com três profissionais destas áreas como convidados: Virgínia Borges Kistmann (Pesquisadora pela UFPR e PUC-PR, com ênfase em Gestão do Design e Smart Cities), Lourival Lippmann Junior (Pesquisador do Institutos Lactec e responsável pela coordenação de projetos na área de Smart Grids e Smart Cities) e Cristiana Miranda (Mestre em Design e consultora em Design, com ênfase em Design de Ambientes e Acessibilidade). O evento contará ainda com a participação de alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que foram à campo para exercer um olhar crítico sobre a usabilidade da cidade de Curitiba, trazendo destaques dos resultados encontrados para o evento.

O Dia Mundial da Usabilidade ocorrerá às 9h30, no dia 13 de novembro e tem entrada gratuita. Os interessados devem inscrever-se até o dia 12/novembro no site https://uxlactec.typeform.com/to/gcVJtK . Endereço: Institutos Lactec, Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico – Curitiba/PR.

Para mais informações, acesse: http://worldusabilityday.org/events/2014/world-usability-day-2014-curitiba

Fonte: PARANASHOP | nana.jorn@gmail.com

Deixe uma resposta