Copa 2014: Curiosidade, os Guaranis inventaram o futebol!

Fonte: Guatá

guaranies2

Curta lançado no Paraguai tenta provar que já se batia um bolão na América bem antes dos ingleses.

guaranies1O Ministério da Cultura do Paraguai apresentou no último dia 20 de junho, um documentário em que várias personalidades ligadas ao estudo da cultura guarani asseguram que o futebol foi inventado por essa etnia, lá pelos idos de 1639, nas missões jesuíticas instaladas no Paraguai. Data muito anterior àquela de registro do nascimento do mesmo esporte na Inglaterra.

O curtametragem “Los Guaranies inventaron El fútbol” foi lançado na cidade de San Ignácio Iguazú, no departamento de Misiones, no sul do território paraguaio.

Queremos proclamar perante o mundo que o futebol não nasceu na Inglaterra, senão que na cidade de San Ignacio Guazú del Paraguay, diz no filme o pároco daquela localidade, Antonio Betancor.

Um dos que respalda tal afirmação é Bartolomeu Meliá, sacerdote jesuíta, antropólogo e linguista espanhol. Meliá que chegou ao Paraguai no inicio da década de 50 do século passado, tem a convicção de que os índios guaranis praticavam um jogo, o “mangá ñembosarái” ou “balompíe” (uma redução de balon com pie, em espanhol). Isso acontecia aos domingos, depois da missa nas reduções jesuíticas, conforme registros dos jesuítas e do Vaticano. No filme, ele afirma que era um esporte na América e que ainda não se sabia dele na Europa. “As primeiras regras do futebol inglês datam de 1846”.

Informações sobre as características e detalhes do futebol dos guarani estariam registrado em vários documentos e textos produzidos nas reduções pelos religiosos espanhóis. Mabel Causarano, ministra de Cultura do Paraguai, por exemplo, cita o padre Antonio Montoya e seu ensaio “Tesouro da Língua Guarani”, impresso em Madrid no ano de 1639, como uma das provas. Nele, o jesuíta cita as bolas do jogo com os pés e descreve de que material eram feitas.

Conforme o filme, os guaranis usavam a resina de uma planta chamada mangá para confeccionar as bolas. O guia do Museu Jesuítico de San Ignacio Guazu, Julio Galeano, conta que o futebol daquele tempo era praticado depois da culto.

O curta metragem, patrocinado pela Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, conta com o depoimento e participação de outras personalidades daquele país, inclusive de pessoas ligadas diretamente ao futebol paraguaio. “Os Guaranis inventaram o futebol” está disponibilizado na internet.

Deixe uma resposta