Aniversário de Curitiba! 322 anos

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba | 28/03/2015 19:51:00

Curitibanos aproveitam festas em comemoração ao aniversário da cidade

Os curitibanos aproveitaram a tarde deste sábado (28) para curtir as festas populares nas regionais dentro da programação do aniversário da cidade.

A Rua da Cidadania do Boqueirão teve atrações diversas, entre as quais apresentações, do Balé da Rua da Cidadania e do Coral Cidadania; demonstrações de capoeira e karatê. Além disso, a Prefeitura ofereceu serviços, como emissão de carteira de trabalho, consultório de rua, oficina de alimentação saudável e camarim de pintura.

Uma apresentação da Banda Lira Curitibana abriu a festa programada pela administração regional do Portão. O evento aconteceu na Rua da Cidadania da Fazendinha. A festividade seguiu até o fim da tarde com shows musicais e atividades de lazer. A programação teve também apresentações de capoeira, hip hop, Orquestra de Berimbau. Um bolo de 100 quilos foi distribuído para os participantes. A festa se encerrou com um show da Orquestra Musical Viola e Cantoria.

No Parque dos Peladeiros, Cajuru, houve distribuição de refrigerantes e atividades esportivas e de recreação, tais como confecção de pipas, futebol de rua, dança (hip hop), circuito de habilidades (atletismo), slackline, muro de escalada e jogos de tabuleiro gigante.

Domingo

E as festas continuam neste domingo (29). A partir do meio-dia, a festa acontece no Jardim Ambiental II, na Rua Schiller, esquina com Rua Itupava. Um bolo de aniversário, brinquedos infláveis, jogos gigantes, campeonatos de skate, bocha, tranca e slackline, estão entre as atrações. Haverá também ações de combate à dengue; aulas de agricultura urbana (confecção de hortas em casas e apartamentos), educação alimentar, um trailer de alimentação e também microchipagem de animais. Uma exposição de trabalhos de arte alusivos ao aniversário da Cidade, confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Dom Manoel da Silveira d Elboux, fará parte da decoração da barraca do bolo.

As comemorações serão encerradas com um grande festa popular no Parque Barigui. Durante todo o dia, a população poderá festejar os 322 anos da cidade e desfrutar das diversas atrações artísticas, além de um bolo de mais de 600 quilos. Haverá atividades de recreação para toda a família, com brinquedos infláveis, muro de escalada, cama elástica, slackline, pintura de rosto, além da oferta de serviços e apresentações de projetos das secretarias municipais.

O ponto alto da festa acontece às 15 horas, quando será cantado o “Parabéns pra você”, seguido da distribuição de pedaços de um bolo, oferecido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (SICPEP). O bolo, de mais 600 quilos, tem massa de pão de ló, com 100 quilos de farinha de trigo, 90 quilos de açúcar, 2 mil ovos, 7 quilos de emulsificante, 4,2 quilos de fermento, 67 quilos de frutas, 130 litros de chantilly e 60 litros de calda.

A partir das 13 horas começam os shows musicais, programados para o palco que será montado no parque. Ao longo da tarde se apresentam Victor Viana e Moraes, Fran Rosas, Rancho das Flores, Cida Airan e MUV, com Kátia Drumond.

Deixe uma resposta